7 erros que você NUNCA deve cometer na hora de aprender inglês

Aprender um novo idioma, além de ser um diferencial na sua carreira profissional, é uma ótima oportunidade de conhecer novas culturas e expandir o seu conhecimento. Estudar inglês é muito importante e cada vez mais essencial no mundo globalizado. Certamente você já percebeu isso se perdeu uma boa oportunidade de trabalho ou uma promoção por não ser fluente no idioma.
Leia também: 7 dicas para melhorar sua pronúncia em inglês
A língua inglesa é considerada uma língua universal há muito tempo, pois onde quer que você vá, encontrará alguém que conheça o idioma, nem que seja somente o básico. Muitas pessoas acreditam que estudar inglês é uma tarefa muito difícil e até mesmo impossível de ser alcançada. No entanto, apesar de existirem algumas peculiaridades e regras gramaticais muito diferentes do português, a língua inglesa não é assim tão complicada, mas requer um pouco de dedicação e prática diária. Para você que já está no processo de aprender inglês ou ainda pretende iniciar os estudos, aqui vão algumas dicas do que NÃO fazer:
1- ESTUDAR INGLÊS SEM TER UMA META OU OBJETIVO EM MENTE
Tudo na vida precisa de uma meta ou objetivo para saber qual será o melhor caminho a seguir e qual a estratégia adotar. O mesmo se aplica quando decidimos aprender inglês. Analise exatamente o que você pretende alcançar, se o seu foco é para o trabalho, lazer ou algo especifico; quanto tempo você pretende estudar, entre outras questões que te ajudarão a manter o foco durante todo o processo.
2- ACHAR QUE VAI SER RÁPIDO E FÁCIL
Muitas pessoas ficam presas ao tempo, procuram um curso que prometa fluência em 18 meses, um ano… Quanto tempo você estudou português? Você conhece todas as palavras que existem no dicionário da sua língua? Você sabe explicar todas as regras de gramática da língua portuguesa? Domina todos os assuntos? Então como você quer que com o estudo de inglês seja diferente? Não estou falando que você precisa passar 5,6 ou mais anos estudando inglês para ser fluente. Sua fluência depende do quanto você está focado, o quanto se dedica e exercita o idioma, a metodologia de ensino escolhida e o acompanhamento de um bom professor.
3- NÃO TER DIA E HORÁRIO PARA ESTUDAR
organização e planejamento é fundamental para tudo. E quando se trata de estudo não pode ser diferente. É muito importante estabelecer dias e horários específicos para você parar tudo e focar nos estudos, pois isso ajuda a manter uma rotina e seu cérebro fixará com mais facilidade o conteúdo. Nada impede que você pratique sempre que tiver oportunidade, pode ser no ônibus, no seu horário de almoço no trabalho, em seu momento de lazer em casa vendo um filme ou escutando uma música. Quanto mais você praticar, melhor!
4- TER MEDO DE ERRAR
Deixe a vergonha de lado e não tenha medo de errar! Não crie bloqueios desnecessários. É errando que se aprende e nós aprendemos com os nossos erros. Lembre-se que tudo que aprendemos foi ao longo da vida, ninguém nasce sabendo.
5- PENSAR EM PORTUGUÊS
É comum quando estamos aprendendo um novo idioma como o inglês fazermos associações com a nossa língua mãe. Isso não é totalmente errado, uma vez que facilita o entendimento. No entanto, precisamos tomar muito cuidado, pois há uma diferença entre fazer associação (comparar com a língua mãe) e pensar em português (pensar em português e traduzir para o inglês), por isso falamos que o aluno precisa “pensar em inglês”.
6- APONTAR CULPADOS PARA JUSTIFICAR POR QUE VOCÊ NÃO É FLUENTE
Uma excelente metodologia, um professor super competente e renomado, um material didático perfeito. Tudo isso é parte importante no processo de aprendizado da língua inglesa, porém nada disso será suficiente e fará você alcançar a tão sonhada fluência se você não estiver disposto a se dedicar e se esforçar para que isso aconteça.
7- DESISTIR DE APRENDER INGLÊS
Muitas vezes a caminhada pode ser longa e com alguns obstáculos ao longo do caminho. Contudo, não podemos desistir nunca dos nossos objetivos. Se você realmente tem como objetivo o aprendizado da língua inglesa, precisa ter em mente que a rapidez com o que você atingirá esse objetivo pode não ser como você deseja. Mas isso não é motivo para desistir, aprender um novo idioma requer persistência. Se você não se adaptou a metodologia converse com o seu professor, exponha as suas dificuldades e tentem ajustar a que melhor se encaixa com você. Pense no motivo que te levou a começar a estudar inglês e siga em frente!
Posts relacionados