7 dicas para melhorar a sua pronúncia em inglês

Pronúncia em inglês

O sonho de todo mundo que começa a aprender inglês é ter uma pronúncia perfeita ou o mais próximo de um nativo possível. Para muitos essa parece uma tarefa muito difícil, porém posso afirmar que nada mais é do que uma questão de prática para você alcançar a tão sonhada fluência e pronúncia em inglês perfeita. Não perca mais tempo e comece agora mesmo a colocar em prática as sete dicas a seguir para conquistar a tão sonhada pronúncia perfeita, mas lembre-se: quanto mais você praticar mais rápido você alcançará o seu objetivo.

1- Ouça você mesmo

Uma das formas de perceber os erros cometidos na hora da fala é prestar atenção no som que sai da sua boca, pois muitas vezes você fica focado na comunicação e não no som que está pronunciando. Sendo assim, para corrigir esse erro grave a sua voz ou leia algo em voz alta, isso ajudará a perceber exatamente em quais palavras você está cometendo erros e assim fica mais fácil corrigi-los.

2- Olhe para você

Perceber a forma correta do movimento da boca ao pronunciar uma palavra também ajuda bastante na busca da pronúncia perfeita. Treine falar na frente do espelho e perceba o posicionamento da sua língua, lábios e abertura da boca. Depois veja um vídeo de um nativo falando as mesmas palavras e compare.

3- Fale devagar

Não é a rapidez com que você fala que vai dizer se você é fluente ou tem uma boa pronúncia. O fato de tentar falar rápido pode ser até um fator prejudicial, pois pode passar a sensação de nervosismo e te forçará a cometer erros que poderiam ser evitados. Falar devagar lhe dará tempo para pensar no que irá dizer e assim escolher as palavras corretas. Ao falar devagar você se concentra mais e se sente mais relaxado e confiante e isso transparece no seu inglês.

4- Preste atenção à entonação

Uma boa pronúncia depende muito em entender o que é entonação e ênfase. Entonação é a variação no tom de voz (aumento e diminuição) ao falar uma palavra ou frase de acordo com a pontuação (interrogativa, exclamativa, negativa) e sentimento (surpresa, tristeza, felicidade, etc.) e ênfase é a variação de som (mais alto ou mais baixo) usado nas palavras na hora da fala para dar destaque. Ao utilizar uma boa entonação e ênfase, você ganha muitos pontos na busca da perfeita pronúncia em inglês.

5- Ouça os nativos

Ter uma boa referência ajuda muito no processo, pois você tem uma base para comparar e perceber onde está cometendo erros e nesse caso os nativos são uma ótima referência, uma vez que são especialistas no assunto.
Procure assistir filmes, séries e programas de TV. No início assista com o áudio original em inglês e a legenda em português. Depois assista novamente agora com áudio e legenda em inglês e por último assista somente com o áudio em inglês, sem legenda nenhuma.
NUNCA MAIS ASSISTA NADA DUBLADO! Uma vez que você tem o objetivo de melhorar a sua pronúncia quanto mais você ouvir mais você vai praticar e alcançar o seu objetivo. Você já fala muito português no seu dia a dia, não acha?

6- Seja físico

Fazer o movimento correto da língua, lábios e boca é muito importante na hora de pronunciar certos sons, principalmente os fonemas que não possuímos na nossa língua mãe e que são muito comuns na língua inglesa como o TH presente nas palavras: thanks, thought, thing. Posicionar a língua de forma correta é essencial para obter a pronúncia correta desse fonema. Veja a imagem com o movimento correto a ser feito:

Crédito: Canva Design Pro

Não tenha vergonha. A pronúncia é uma habilidade física e você precisa ensinar a sua boca e músculos uma nova maneira de movê-los.

7- Cante uma música!

Cantar vai te ajudar não só com a pronúncia mas também te ajuda a aumentar o seu vocabulário com palavras novas. Cantando você relaxa, pois como não precisa focar em construir frases você pode focar só na pronúncia das palavras, além disso cantar ajuda muito a trabalhar o ritmo e a entonação.

Curtiram nosso post sobre como melhorar sua pronúncia em inglês? Toda semana tem mais dicas como essa por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *